Páginas

20 fevereiro 2012

A leitura feita pelo professor na alfabetização

A leitura feita pelo professor tem que ser constante na alfabetização!!

Ouvir permite às crianças ampliar o repertório cultural, aumentar a familiaridade com a língua, desenvolver o comportamento leitor e iniciar o processo formal de alfabetização.

Sempre que o professor lê para a turma, revela as múltiplas possibilidades que os textos oferecem. Essa é uma das quatro situações didáticas básicas no processo de alfabetização. "As crianças conhecem narrativas, lugares, personagens e autores e têm a oportunidade de se encantar com a leitura. O desejo de aprender a ler para decifrar os livros preferidos com autonomia e descobrir novas histórias aumenta de intensidade".

A leitura, como prática social, pode ser ensinada em situações em que a turma toda participe, comentando o que foi lido, levantando e explicitando hipóteses, debatendo ideias. Atitudes como essas compõem o chamado comportamento leitor, capaz de ser desenvolvido desde muito cedo com a ajuda dos mais experientes. 

Não basta simplesmente fazer uma sessão por dia sem propósito comunicativo. "Quando o professor lê, tem de considerar sua ação como prática social que entretém, emociona, informa e diverte. Mas também deve estar ciente dos objetivos didáticos a que ela se destina - por exemplo, diferenciar a linguagem escrita da falada ou conhecer o estilo de um autor", afirma Célia Prudêncio, formadora do Programa Ler e Escrever, do governo do estado de São Paulo. Segundo ela, se os objetivos não estiverem claros, a leitura, por si só, não dá conta de alavancar o processo de alfabetização, pois faltam os procedimentos necessários à mediação entre o professor, os alunos e a linguagem escrita.

Indicações e leituras literárias feitas pelo professor

Neste trabalho, o professor:
- Apresenta à turma autores em obras de reconhecida qualidade.
- Comunica os motivos pelos quais selecionou o livro.
- Lê o texto tal qual está escrito
.
Os alunos escolhem as obras que serão lidas pelo professor

Neste trabalho, o professor:
- Apresenta a variedade de gêneros literários.
- Aponta estratégias para buscar informações em títulos, subtítulos e legendas.
- Desperta nos alunos 

Leitura pelo professor de gêneros variados 

Neste trabalho, o professor:
- Aproxima os alunos de diferentes gêneros textuais.
- Cria situações em que eles possam atuar como leitores. 
- Abre espaço para que elas demonstrem livremente suas impressões.a vontade de cuidar dos livros.

Fonte:Revista Nova escola

2 comentários:

Elisangela disse...

Adorei suas atividades, gostaria que vc mandasse para o meu email algumas atividades.
Agradecida:Eli

Maria Francisca disse...

amei sua criatividade ; se você poder mi manda um cantinho feito pelas crianças.Desde já obgd.
email: chiquinhamaria.f@live.com

Postar um comentário